HomeESN Lisboa › ESN Lisboa Scholarship

ESN Lisboa Scholarship

Quem somos

A Erasmus Student Network Lisboa é uma equipa de estudantes voluntários, que faz parte da ONG europeia Erasmus Student Network. Somos uma mistura de estudantes portugueses e internacionais que partilham o interesse por intercâmbios culturais, viajar e mostrar a nossa cidade. Organizamos eventos dos mais diversos tipos, desde Welcome Days para receber novos alunos nas suas universidades, até viagens pelo país. Estudamos em muitas universidades da cidade, então podem nos encontrar facilmente. Costumamos usar as nossas camisolas verdes e usar o apelido de 'Sardinhas'. A ESN Lisboa é a maior secção da ESN em Portugal, em termos de organização de atividades e quantidade de Erasmus que ajudamos. Somos também a única organização sem fins lucrativos em Lisboa totalmente composta por voluntários, de cima a baixo.  

Objetivo da bolsa

Sendo nós próprios estudantes, e dado que muitos de nós não realizaram mobilidade por questões financeiras, acreditamos que isso não deve ser mais uma barreira para não se realizar um sonho. Com a crise financeira que estamos a passar, a pandemia, e a falta de aumento dos valores da bolsa, sentimos a necessidade de ajudar outros colegas universitários que sonham e ambicionam pelo seu período de mobilidade. Com isto, surgiu a ESN Lisboa SCHOLARSHIP, com o intuito de ajudar mais pessoas a irem nesta grande e maravilhosa aventura que é o programa Erasmus+. 

Quem se pode candidatar

Nesta terceira edição da ESN Lisboa SCHOLARSHIP, apenas estudantes inscritos numa universidade pública no distrito de Lisboa se podem candidatar.  

Documentos necessários para a candidatura

Os mesmos documentos pedidos à candidatura à bolsa da DGES, mas também carta de motivação e carta de aceitação da universidade de destino.

  • Cartão de cidadão;
  • Declaração de incapacidade;
  • IBAN, e identificação do titular da conta, para o qual pertence a transferência do valor da bolsa (caso lhe seja atribuída).
  • CV;
  • Carta de motivação;
  • Certificado de aproveitamento académico (onde estejam descritas os valores a cada cadeira do curso);
  • Learning agreement ou carta de aceitação da faculdade de destino;
  • Declaração do IRS do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se refere a candidatura à bolsa;
  • Declaração do imposto municipal de imóveis (IM) ou a caderneta predial do imovel utilizado como habitação própria e permanente do agregado familiar;
  • Saldo das contas bancárias, à ordem e a prazo, com a situação referente a 31 de dezembro do ano civil anterior ao início do ano letivo a que se candidata a bolsa e o valor dos restantes móveis. (certificados de aforro, ações, obrigações, planos poupança-reforma, etc);

Valor da Bolsa

A bolsa de estudos atribuída pela ESN Lisboa é uma prestação pecuniária de valor fixo semestral de 500€. A transferência do valor da bolsa será feita mensalmente, no primeiro dia útil de cada mês, no valor de 100€. A bolsa atribuída estende-se apenas pelo período de 5 meses correspondente. 

Data de candidatura

A candidatura à Terceira Edição da Bolsa inicia-se no dia 5 de Maio, e vai até ao dia 26 de Maio.  

Anúncio do recetor da Bolsa

Todos os candidatos receberão um email, com o resultado positivo ou negativo relativo à bolsa. Após 45 dias do fecho das candidaturas.  

Contactos

Devido ao elevado fluxo de emails no email de informação, pedimos que para esclarecimento de Dúvidas e no caso de Necessidade de Suporte à Candidatura, contactem-nos através do email bolsa@esnlisboa.org .